Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia é uma sociedade civil, de duração indeterminada e sem fins econômicos, com sede na cidade de Uberlândia/MG, congrega número ilimitado de associados, sem distinção de origem, sexo, raça, clero, idade ou opção político partidário. Em março de 2009, a partir da união de um grupo de amigos que buscavam os mesmos ideais, surge na cidade de Uberlândia/MG, o CDDU – Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia. Associação criada para direcionar, coordenar e proporcionar ao deficiente físico desta cidade e região a oportunidade de fazer parte de um grupo seleto de pessoas, de ser um PARADESPORTISTA brasileiro, participante de competições regionais, nacionais e até internacionais. Enfim, buscamos sempre dar aos deficientes, melhor qualidade de vida, socialização, objetivos de vida,tudo isso através da melhor ferramenta que existe..... O ESPORTE.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Atleta de Uberlândia quebra o Recorde Brasileiro


Ruiter Silva quebra o recorde brasileiro
Atleta paraolímpico treina em Uberlândia

O atleta paraolímpico Ruiter Antônio Gonçalves Silva, classe S9/SB9/SM9, ficou com o 1º lugar nos 200 medley SM9, no circuito loterias CAIXA de natação, competição que é seletiva para formação da equipe brasileira que irá para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011.  A competição foi realizada no sábado e domingo, 6 e 7 de agosto, no Sport Club Corinthians, na cidade de São Paulo. Ruiter quebrou o recorde brasileiro da prova ao bater no placar eletrônico o tempo de 2 minutos, 41 segundos e 26 centésimos, superando o tempo anterior que era de 2 minutos 42 segundos e 43 centésimos. Ruiter é o único atleta do Brasil com índice nos 200 medley SM9 para o parapan, e com o resultado continua na disputa por uma das 33 vagas que o Brasil tem direito. Natural de Catalão, Ruiter treina em Uberlândia e faz parte do projeto Nado Paralelo Brasil, do técnico Gustavo Maciel Abrantes. O atleta vinha perseguindo o recorde brasileiro desde a última competição de 2010, e desta vez baixou 3 segundos do seu melhor tempo para alcançar o feito, "Fiquei muito feliz de ter quebrado esse recorde, pois a quase 1 ano trabalho duro para isso. Com essa conquista minhas metas ganham um reforço extra, me dando mais força para melhorar a cada dia. Agradeço a meus pais pelo incentivo, a meu técnico pelo suporte e a Deus." comemora Ruiter.
Com o resultado da prova do último fim de semana, a segunda do ano para o atleta, Ruiter se prepara para as competições nacionais e internacionais que disputará ao longo de 2011, como as 2 próximas etapas do Circuito Brasil Paraolímpico Loterias CAIXA de natação, onde, além de melhorar seus tempos, tentará também um lugar na seleção brasileira que defenderá o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011. Para isso, treina 6 horas por dia, em dois períodos, na piscina da Universidade Federal de Uberlândia e na piscina do Uberlândia Tênis Clube.

Devido a má formação, Ruiter nasceu sem a mão esquerda e compete pela classe S9 (*). O atleta iniciou no desporto paraolímpico em 2009, quando disputou sua primeira competição, no Regional Centro Leste do Circuito Loterias CAIXA de Natação, realizada em Brasília. Já na estréia, Ruiter conquistou um índice e uma medalha de bronze na prova de peito, o que o credenciou para disputar as etapas nacionais da competição. Hoje é o primeiro do Ranking Brasileiro nos 200m medley e segundo nos 400m livre.

(*) Na natação paraolímpica, os atletas são classificados de acordo com as limitações físicas e sensoriais impostas pela deficiência. A classificação varia de S1 (maior limitação física) até S10 (menor limitação física), de S11 (maior limitação visual) até S13 (menor limitação visual) e S14 para atletas com deficiência intelectual.
VÍDEO

Nenhum comentário: