Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia é uma sociedade civil, de duração indeterminada e sem fins econômicos, com sede na cidade de Uberlândia/MG, congrega número ilimitado de associados, sem distinção de origem, sexo, raça, clero, idade ou opção político partidário. Em março de 2009, a partir da união de um grupo de amigos que buscavam os mesmos ideais, surge na cidade de Uberlândia/MG, o CDDU – Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia. Associação criada para direcionar, coordenar e proporcionar ao deficiente físico desta cidade e região a oportunidade de fazer parte de um grupo seleto de pessoas, de ser um PARADESPORTISTA brasileiro, participante de competições regionais, nacionais e até internacionais. Enfim, buscamos sempre dar aos deficientes, melhor qualidade de vida, socialização, objetivos de vida,tudo isso através da melhor ferramenta que existe..... O ESPORTE.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROJETO CLUBE ESCOLAR PARAOLÍMPICO COLHE FRUTOS DO TRABALHO BEM FEITO. SEIS ALUNOS ESTÃO NA SELEÇÃO MINEIRA DE NATAÇÃO.


Seis alunos/atletas do PROJETO CLUBE ESCOLAR PARAOLÍMPICO, realizado pelo CDDU na cidade de Uberlândia, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, FUTEL, Academia Record e FAEFI (Faculadade de Ed. Física e Fisioterapia), integrarão a Seleção Mineira que participará das Paraolimpíadas Escolares 2011 que será realizada na cidade de São Paulo de 26 a 31 de agosto.

Os atletas treinam com o Técnico Gustavo Abrantes no UTC, Faculdade de Ed. Física e Academia Record.
Dos seis alunos, 03 (três) participam pela primeira vez da competição e os outros 03 (três) vão para 2ª ou 3ª participação, entre eles Ruiter Gonçalves que é o atual recordista brasileiro dos 200m medley classe SM9.
Principal competição estudantil de esportes adaptados do país as Paraolimpíadas Escolares 2011 contarão com 24 estados e mais de 1800 participantes entre atletas e comissões técnicas, divididos em dez modalidades (fonte:www.cpb.org.br). Para chegarem à seleção mineira nossos alunos passaram por duas seletivas, uma regional e outra estadual devido ao grande número de atletas e poucas vagas.
A equipe embarca no próximo dia 25/08 para São Paulo.
O Projeto Clube Escolar Paraolímpico é aberto à participação de jovens com deficiência física, visual e/ou intelctual, com idade entre 06 e 20 anos, que estejam regularmente matriculados na rede de ensino municipal, estadual ou particular. O CDDU desenvolve as modalidades Natação e Halterofilismo.


Sorte aos jovens atletas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

200 medley SM9 - Quebra do Recorde Brasileiro

Atleta de Uberlândia quebra o Recorde Brasileiro


Ruiter Silva quebra o recorde brasileiro
Atleta paraolímpico treina em Uberlândia

O atleta paraolímpico Ruiter Antônio Gonçalves Silva, classe S9/SB9/SM9, ficou com o 1º lugar nos 200 medley SM9, no circuito loterias CAIXA de natação, competição que é seletiva para formação da equipe brasileira que irá para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011.  A competição foi realizada no sábado e domingo, 6 e 7 de agosto, no Sport Club Corinthians, na cidade de São Paulo. Ruiter quebrou o recorde brasileiro da prova ao bater no placar eletrônico o tempo de 2 minutos, 41 segundos e 26 centésimos, superando o tempo anterior que era de 2 minutos 42 segundos e 43 centésimos. Ruiter é o único atleta do Brasil com índice nos 200 medley SM9 para o parapan, e com o resultado continua na disputa por uma das 33 vagas que o Brasil tem direito. Natural de Catalão, Ruiter treina em Uberlândia e faz parte do projeto Nado Paralelo Brasil, do técnico Gustavo Maciel Abrantes. O atleta vinha perseguindo o recorde brasileiro desde a última competição de 2010, e desta vez baixou 3 segundos do seu melhor tempo para alcançar o feito, "Fiquei muito feliz de ter quebrado esse recorde, pois a quase 1 ano trabalho duro para isso. Com essa conquista minhas metas ganham um reforço extra, me dando mais força para melhorar a cada dia. Agradeço a meus pais pelo incentivo, a meu técnico pelo suporte e a Deus." comemora Ruiter.
Com o resultado da prova do último fim de semana, a segunda do ano para o atleta, Ruiter se prepara para as competições nacionais e internacionais que disputará ao longo de 2011, como as 2 próximas etapas do Circuito Brasil Paraolímpico Loterias CAIXA de natação, onde, além de melhorar seus tempos, tentará também um lugar na seleção brasileira que defenderá o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011. Para isso, treina 6 horas por dia, em dois períodos, na piscina da Universidade Federal de Uberlândia e na piscina do Uberlândia Tênis Clube.

Devido a má formação, Ruiter nasceu sem a mão esquerda e compete pela classe S9 (*). O atleta iniciou no desporto paraolímpico em 2009, quando disputou sua primeira competição, no Regional Centro Leste do Circuito Loterias CAIXA de Natação, realizada em Brasília. Já na estréia, Ruiter conquistou um índice e uma medalha de bronze na prova de peito, o que o credenciou para disputar as etapas nacionais da competição. Hoje é o primeiro do Ranking Brasileiro nos 200m medley e segundo nos 400m livre.

(*) Na natação paraolímpica, os atletas são classificados de acordo com as limitações físicas e sensoriais impostas pela deficiência. A classificação varia de S1 (maior limitação física) até S10 (menor limitação física), de S11 (maior limitação visual) até S13 (menor limitação visual) e S14 para atletas com deficiência intelectual.
VÍDEO

13 halterofilistas já conquistaram índice para disputarem o Parapan

Os brasileiros estão perto de conhecer os atletas que representarão o País no halterofilismo nos Jogos  Parapanamericanos de Guadalajara, em novembro. No último fim de semana, 6 e 7, mais de 50 levantadores de peso se enfrentaram na primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA, em São Paulo. Em busca do índice qualificatório, MQS (Minimum Qualifying Standard), 13 atletas avançam rumo ao México, entre eles duas mulheres. 

Mesmo superando a marca mínima para a classificação, os atletas terão que superá-las na segunda Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA, nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo. Será a última chance de todos darem o melhor no levantamento de peso para garantirem a vaga na Seleção Brasileira. 



Confira os atletas que com MQS para o Parapan: 

FEMININO

Terezinha Mulato (até 60kg) – Sadef/RN 
MQS: 90kg
Marca: 90kg 
Josilene Ferreira (até 75kg) – ADFEGO/GO
MQS: 97,5kg
Marca: 102,5kg 

MASCULINO

Ailton Clemente (até 52kg) – Sadef/RN
MQS: 115kg
Marca: 117,5kg 

Bruno Carra (até 56kg) – CAD/SP
MQS: 130kg
Marca: 145kg 

Alexander Santos (até 67,5kg) – CPSP/SP
MQS: 155kg
Marca: 160kg 

Evânio da Silva (até 67,5kg) – CAD/SP
MQS: 155kg
Marca: 165kg 

Luiz Carlos (até 82,5kg) – CAD/SP
MQS: 165kg
Marca: 170kg 

João Batista (até 82,5kg) – Sadef/RN
MQS: 165kg
Marca: 177,5kg

Valmir Silvestre (até 82,5kg) – Uberlândia/MG
MQS: 165kg
Marca: 180kg 

Rodrigo Marques (até 90kg) – Uberlândia/MG
MQS: 170kg
Marca: 180kg 

Emerson Barbosa (até 100kg) – CAD/SP
MQS: 172,5kg
Marca: 172,5kg 

Joseano Felipe (até 100kg) – Cadef/RN 
MQS: 172,5kg
Marca: 185kg 

José Ricardo Silva (até 100kg) – Adefa/AM
MQS: 172,5kg
Marca: 187,5kg 




NOSSO DESTAQUE PARA OS DOIS ATLETAS CDDU/FUTEL, RODRIGO E VALMIR QUE CONQUISTARAM SEUS ÍNDICES E AGORA BRIGAM PELA VAGA.


Leia a notícia na íntegra: http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/13-halterofilistas-ja-conquistaram-indice-para-disputarem-o-parapan

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Excelentes resultados na 1ª Etapa Nacional do Circuito Brasil Paraolímpico


A equipe CDDU/FUTEL de Halterofilismo e Natação fez bonito na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico realizado em São Paulo/SP entre os dias 05 e 07 de agosto.
A equipe composta por 9 atletas (7 do Halterofilismo e 2 da natação) representou brilhantemente a cidade de Uberlândia e voltou para casa com 6 medalhas (4 ouros e 2 pratas) e os seguintes resultados:

Halterofilismo:
- Cleide Inês: 1º lugar
- Edilândia Araujo: 1º lugar
- Rodrigo Marques: 1º lugar 
Valmir Silvestre: 1º lugar
- Carlos Cassim: 2º lugar 
- Luciano Dantas: 4º lugar
- Marcelo Marques: 4º lugar

DESTAQUE: Os atletas Rodrigo Marques, Edilândia Araujo e Valmir Silvestre deram importante passo para a conquista de vaga na seleção brasileira que irá aos Jogos Parapanamericanos, precisando apenas ter um bom desempenho na 2ª Etapa Nacional.

Natação:
Felipe Tavares (classe S11)
               - 2º lugar 100m costas
               - 4º lugar 400m livre
               - 12º lugar 50m livre

Cristiane Mendes (Classe S7)
                - 8º lugar 100m costas
                - 9º lugar 50m livre


Importante destacar o trabalho da equipe do halterofilismo com o técnico Wéverton Santos e seus dois auxiliares, Rodrigo Flausino e Edília Mendes, e dos técnicos da natação Daniel Rodrigues e Hudson Paim.


A equipe retorna aos treinos na próxima quarta-feira já se preparando para a próxima etapa nacional que acontece novamente em São Paulo no início de setembro, e que vale vaga para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara (México) em novembro. 
Os treinamentos acontecem de segunda a sexta-feira no período da tarde, das 14:00 às 18:00, na academia do "sabiazinho" (Halterofilismo) e a natação no UTC no período da tarde e no núcleo do CDDU em Uberaba.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

1ª Etapa Nacional Circuito Brasil Paraolímpico - São Paulo


A equipe CDDU/FUTEL composta por atletas da Natação e do Halterofilismo já está em São Paulo onde participa neste final de semana da 1ª Etapa Nacional do Circuito BRasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação, após embarcar na fria noite de quinta-feira juntamente com o restante da delegação de Uberlândia.

No halterofilismo os 07 atletas, já experientes, buscam melhorar suas marcas e garantir uma vaga na seleção brasileira que irá aos Jogos Parapanamericanos no México em novembro.

Já na natação temos a reestreia nas etapas nacionais do atleta Felipe Tavares que já representou o país em competições internacionais e voltou às competições neste ano com o CDDU. Além disso, temos a estreia nas etapas nacionais de Cristiane Mendes, que em sua primeira participação no Circuito conseguiu índice para as etapas nacionais em uma de suas provas.

Sorte aos atletas.
Em breve divulgaremos os resultados.